A Vigilância Epidemiológica de Embu-Guaçu está realizando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a “Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose”. O objetivo da ação é identificar possíveis casos de tuberculose, evitando assim a propagação da doença pela cidade.
Em orientação aos moradores, a Vigilância Epidemiológica destaca que em caso de tosse persistente por mais de 2 semanas, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, é preciso procurar a UBS mais próxima de casa.
Para atendimento nos equipamentos públicos de saúde da cidade, o morador deve apresentar documento com foto, cartão do SUS e CPF. A Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose” segue até 16 de setembro, das 8h às 15h.
Entenda a doença
Compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose. A doença é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria.