O candidato Tarcísio, do partido Republicanos, terminou em primeiro lugar a disputa pelo Governo do Estado de São Paulo com 42% dos votos válidos e irá disputar o segundo turno contra o petista Fernando Haddad, que registrou 35 %. O atual governador, Rodrigo Garcia, do PSDB, decepcionou com apenas 18%, na terceira colocação.
A disputa em São Paulo repete a polarização nacional, uma vez que Tarcísio despontou na política como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, seu maior cabo eleitoral. Enquanto Haddad representa o partido do ex-presidente Lula, com quem tem forte ligação política.
O resultado contrariou as previsões. Os principais institutos de pesquisa apontavam Haddad com folga em primeiro lugar, e o segundo disputado entre Tarcísio e Garcia, que estariam parelhos.
A derrota do tucano encerra uma hegemonia do PSDB, que comanda o maior Estado da nação há 28 anos. Também é mais uma dura derrota para o partido, que não lançou candidato à presidência este ano pela primeira vez desde sua criação.