A eleição 2022 para o cargo majoritário do Brasil chegou ao fim neste domingo (30) com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleito o novo presidente do Brasil. Depois de Lula passar pelo primeiro turno com 47,24% dos votos válidos, Bolsonaro ficou com 43,36%, o candidato petista garantiu a vitória no segundo turno com uma margem bem apertada, inferior às projeções apontadas nas pesquisas.
Conforme o Painel Sudoeste publicou logo após o primeiro turno, a diferença entre os dois candidatos ficou em menos de 5 pontos percentuais, quando as pesquisas apontavam uma margem de 10 pontos favoráveis à Lula, que teria vitória com folga no primeiro turno.
Com o resultado de hoje, 50,83% para Lula e 49,17% para Bolsonaro, Lula volta ao cargo de chefe do Poder Executivo do país pela terceira vez e, depois de 11 anos, será o 39º presidente do Brasil.
A expectativa de seu eleitorado, com ampla atuação nas redes sociais, principalmente após sua conquista, é de que, enquanto eleito, Lula consiga cumprir as promessas de uma gestão que beneficie, principalmente, a população mais carente do Brasil.