Durante a última prestação de contas da Secretaria de Saúde de Embu-Guaçu na Câmara Municipal, o aumento do absenteísmo nos agendamentos chamou atenção dos presentes. São exames dentro e fora do município, consultas e até cirurgias marcadas que não podem ser realizadas em virtude de o paciente não comparecer.
Para ajudar nesta questão, o vereador Lucas da Saúde explicou na última sessão da Câmara, dia 11 de outubro, que foi desenvolvido um sistema a ser apresentado e detalhado no próximo dia 18.
De acordo com Lucas, o paciente receberá um lembrete três dias antes da marcação; caso informe que não poderá comparecer, será substituído. “Em três dias, tem tempo hábil para que o responsável pelo sistema CROSS na Secretaria de Saúde possa desmarcar o paciente e colocar outro em seu lugar”, justificou o vereador.
Lucas acredita que com o novo sistema em funcionamento irão diminuir as falta frequentes que têm atrapalhado o serviço de saúde da cidade. “A sua falta numa consulta faz falta pra alguém, que poderia estar no lugar fazendo aquela consulta, fazendo aquele exame”, ressaltou.