Presidenciáveis: imprensa internacional repercute 1º turno das eleições no Brasil

O primeiro turno das eleições 2022 no Brasil ganhou repercussão na imprensa internacional logo após a divulgação dos resultados. Os veículos Financial Times e The Times (Londres), New York Times (Estados Unidos), e o El País (Espanha), destacaram a disputa acirrada entre os presidenciáveis e candidatos ao segundo turno, Lula e Bolsonaro.

“Eleição vai para o segundo turno após Bolsonaro fechar lacuna sobre Lula” foi a chamada do Financial Times. O jornalístico americano destacou ainda que o presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, enfrentará o ex-líder de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva em uma votação polarizadora.

Já para o The Times, a eleição presidencial do Brasil caminha para um segundo turno acirrado, entre o presidente de direita, Bolsonaro, e seu rival de esquerda, Lula. A matéria reforça que nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos válidos necessários para vencer a disputa em um turno. Em outro ponto da matéria, observa que os votos recebidos por Bolsonaro foram significativamente maiores do que previstos nas pesquisas.

Outro veículo que destacou a diferença entre resultados e pesquisas foi o New York Times, com o título “Bolsonaro supera pesquisas e força segundo turno contra Lula nas eleições presidenciais do Brasil”. Segundo a matéria, os dois titãs políticos se enfrentarão novamente no final deste mês em uma corrida amplamente vista como um grande teste para uma das maiores democracias do mundo.

“O sonho de uma vitória da esquerda brasileira no primeiro turno foi enterrado”, entrou logo no início do texto do El País. O texto deu um panorama dos números da votação e destacou que o Brasil realizou as eleições mais decisivas e disputadas das últimas décadas, após uma longa e amarga campanha eleitoral pontuada por alguns episódios de grave violência política. Entre eles, citou o assassinato de dois apoiadores de Lula pelas mãos de bolsonaristas.

Compartilhe:

Related posts