TSE intensifica publicações para esclarecer Fake News no período eleitoral

Com a proximidade do segundo turno das eleições 2022, a ser realizado em 30 de outubro, o aumento nos casos de Fake News levou a Justiça Eleitoral a reforçar suas publicações no portal que criou para esclarecer o que é Fato e o que é Boato no pleito eleitoral. Só após o primeiro turno já foram mais de 50 publicações. Uma delas, por exemplo, destacava que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu campanha em homenagem ao Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira (18).

Segundo divulgação oficial no portal, até a manhã dessa terça-feira, 18, o protocolo do TSE não recebeu qualquer ação com pedido de análise de eventual campanha publicitária relacionada à data comemorativa. Portanto, não há caso concreto julgado pela Corte sobre o tema, no sentido de verificar se determinada campanha produzida está em conformidade com as normas da legislação eleitoral. Ou seja, É BOATO.

Outro BOATO que circula na internet inclui uma imagem, supostamente da Justiça Eleitoral, afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. Ao que o TSE afirma que a imagem é falsa e não se trata de uma divulgação da Justiça Eleitoral.

Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

Iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que atualmente mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.

Compartilhe:

Related posts