A abertura da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, com o ator norte-americano Morgan Freeman como mestre de cerimônia, e a derrota do time da casa marcaram o 1º dia da primeira edição do megaevento desportivo em um país do Oriente Médio. Produção do evento foi de responsabilidade do Diretor Artístico Executivo, Ahmed Al Baker, CEO da Katara Studios, com o apoio do Diretor Criativo, Marco Balich, e do Diretor Artístico, Anghela Alo.
A programação da abertura, com duração de 30 minutos, contou com participações do ativista qatari Ghanim Al-Muftah e da cantora Dana, discursos de inclusão, shows do cantor Jung Kook (da banda coreana de k-pop BTS), do cantor catariano Fahad Al-Kubaisi, e desfiles de camelos, bonecos infláveis dos mascotes de todas as edições (inclusive do La´eeb) e camisas gigantes de todas as 32 nações participantes, tudo em meio a uma festa sofisticada, com luzes, led e muitos fogos de artifício.
“Do Catar, de um país árabe, dou as boas-vindas a todos para a Copa do Mundo de 2022. Trabalhamos muito, junto com muitas pessoas, para torná-lo um dos torneios de maior sucesso. Temos exercido todos os esforços e investido para o bem de toda a humanidade. Finalmente chegamos ao dia da inauguração, que vocês esperavam ansiosamente”, destacou em seu discurso, o Sheikh do Estado do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani Amir.
Minutos antes da entrada dos times em campo e do apito inicial, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, também se dirigiu aos torcedores dentro do estádio. “Família do futebol. Bem-vindo ao Estádio Al-Bayt. Caros amigos, bem-vindos ao Catar. Bem-vindo à Copa do Mundo. Bem-vindo à sua casa. Bem-vindo a celebrar o futebol, porque o futebol une o mundo”, discursou.
Jogos da Copa
Na primeira partida da Copa, o Equador derrotou o país anfitrião por 2 x 0 com dois gols de Enner Valencia. Resultado no Al Bayt Stadium, perante a 67.373 torcedores poderia ser ainda maior (3 x 0), caso o primeiro gol do Equador, aos 2 minutos do primeiro tempo, não tivesse sido anulado pelo VAR. A estreia da Seleção Brasileira será contra a Sérvia, na quinta-feira, 24 de novembro, às 16h.
imagem: Reprodução TV Globo