Mundo atinge 8 bilhões de pessoas; artigo alerta sobre problemas da atualidade

A Nações Unidas divulgou nessa terça-feira, 15, que a população mundial atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas. Em virtude do marco, secretário-geral da ONU escreve artigo sobre problemas da atualidade e o Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, promove campanha #8BillionStrong, no qual os usuários compartilham material de educação sobre oito tendências para um mundo de oito bilhões de pessoas.

“Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos”, destaca o secretário-geral da ONU, António Guterres, no artigo ‘8 bilhões de pessoas, uma humanidade’.

Segundo o secretário-geral, marco de 8 bilhões de pessoas no mundo é prova de avanços científicos e melhorias em questões como nutrição, saúde pública e saneamento. Mas, o líder da ONU adverte que à medida que a família humana cresce, também está ficando mais dividida. E, pontua problemas ocasionados pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

“A guerra na Ucrânia agrava as atuais crises alimentar, energética e financeira, que atingem mais duramente as economias em desenvolvimento. Estas desigualdades têm um maior impacto nas mulheres e nas meninas e em grupos marginalizados que já são discriminados”, destaca Guterres.

De acordo com a ONU, a população global levou 12 anos para crescer de sete para oito bilhões, mas chegará a nove bilhões em cerca de 15 anos, em 2037. “Os grandes encontros mundiais deste mês (exemplos do G20 e COP27) devem ser uma oportunidade para começar a reduzir as divisões e a restaurar a confiança, com base na igualdade de direitos e de liberdades de cada membro desta forte família humana de oito bilhões de pessoas”, reforça o secretário-geral da ONU.

Compartilhe:

Related posts