Em cerimônia realizada na última terça-feira, (29/11), escolas municipais de Embu das Artes foram contempladas com certificado e premiação do Programa de Meio Ambiente nas Escolas (PMANE). O evento realizado pela Prefeitura de Embu das Artes, por intermédio da Secretaria de Educação, teve por objetivo premiar as escolas vencedoras do Programa, viabilizado através de parceria com a empresa Preserva Recicla e o Instituto Auá.
Participaram da cerimônia no Centro Cultural Mestre Assis, centro da cidade, representantes das 56 escolas da rede municipal de ensino, o coordenador do PMANE, Leonardo Giardini, a articuladora do PMANE em Embu das Artes, Beatriz Siqueira, a coordenadora do setor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Darlene Virgínia, e Gabriel Menezes do Instituto Auá.
Segundo organizadores, o primeiro lugar da premiação ficou com a E.M. Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama, que somou 97,87 pontos, seguida das Escolas Municipais Jacarandá, Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca, Amilton Suga Gallego, Vereador Mikio Umeda, e Dr. Iodoque Rosa, que se classificaram entre o segundo e o sexto lugar, respectivamente.
O Prêmio PMANE é uma ação de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas escolas, onde é avaliado o engajamento na realização de atividades pedagógicas quanto ao descarte correto do óleo de cozinha usado, promovendo a conscientização ambiental.
Ao final de cada ano, as seis primeiras colocadas no ranking de coleta, que comprovam a realização das atividades conforme regulamento do município, recebem troféus e as três primeiras são contempladas com benfeitorias. Presente em 27 municípios do Estado de São Paulo, o PMANE acontece em Embu das Artes desde 2019. Segundo a Prefeitura já foram retirados mais de 20 mil litros de óleo usado da rede de esgoto e do solo.