A Avenida Carlos Caldeira Filho vai passar por inversão de vias nos horários de pico a partir da próxima segunda-feira, 16 de janeiro. Com 4.660m, uma das mais importantes vias da zona sul terá, entre 6h e 9h da manhã, os dois sentidos da avenida liberados para motoristas que seguem rumo ao centro. Já no período da tarde, entre 17h e 20h, os dois sentidos darão vazão aos motoristas que vão para o bairro.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a inversão acontecerá sempre de segunda a sexta, exceto aos feriados. O trecho de inversão será entre a Estrada de Itapecerica e a Av. Giovanni Gronchi.
Tal medida tem como objetivo aumentar a capacidade veicular da Av. Carlos Caldeira Filho, diminuindo o tempo de percurso dos usuários. De acordo com estudos da CET, a operação vai beneficiar cerca de 2.200 veículos, por hora, que circulam na via nos horários de pico.
“A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai aumentar a presença de agentes ao longo da avenida. As equipes também vão monitorar e orientar o trânsito na região e a travessia nas faixas de pedestres, além de manter as condições de fluidez e a segurança de todos os usuários da via”, explica a Prefeitura.
Rotas alternativas
Os veículos que chegam pela Av. João Dias e Av. Giovanni Gronchi, e que acessavam a Av. Carlos Caldeira Filho no sentido bairro, durante a operação de inversão do pico manhã, deverão seguir pela Estrada de Itapecerica sentido bairro e, assim, chegar às vias de acesso aos bairros ao longo da Carlos Caldeira Filho por meio da Av. das Belezas, Estrada do Campo Limpo, Rua Rogério de Paula Brito e Rua Túlio Magnaine.
Os veículos com origem na Estrada de Itapecerica e Av. Elis Maas, que acessavam a Av. Carlos Caldeira Filho no sentido centro, durante a operação de inversão do pico tarde, deverão seguir pela Estrada de Itapecerica sentido centro e assim acessar a Av. Giovanni Gronchi, Av. João Dias, Pte. João Dias e Marginal Pinheiros.