Um levantamento realizado pela Prefeitura de Embu-Guaçu apontou que a inadimplência no pagamento do IPTU e outros impostos municipais atualmente chega a 50%. A informação foi passada pelo prefeito Zé Antonio, durante sua live nas redes sociais transmitida na última sexta-feira, 10 de fevereiro.
O chefe do Poder Executivo fez um apelo aos moradores para que mantenham suas contas com o município em dia. “A prefeitura, como qualquer empresa, para poder executar todos os serviços que é obrigada, tem que ter um financeiro disponível para isso. Vamos pensar com muito carinho em dedicar uma parcela da renda para pagar os impostos da cidade”, pediu Zé Antonio.
Segundo o prefeito, “nós somos uma cidade extremamente pobre. Nossa arrecadação, apesar de a gente ter aumentado R$ 90 milhões do que pegamos em 2021, ainda não é suficiente para as necessidades”.
Zé Antonio explicou que, hoje em dia, Embu-Guaçu depende totalmente de repasses do Governo Federal ou do Governo do Estado para poder realizar qualquer investimento, uma vez que a arrecadação é comprometida com o custeio do município.