O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, usou a sua página na rede social facebook para publicação de uma nota sobre as fortes chuvas que afetaram o litoral norte do estado de São Paulo nesse último fim de semana. Durante o temporal no sábado (18), só Bertioga registrou 683 milímetros de chuva, maior volume entre todas as cidades afetadas (Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba). A média histórica na cidade em fevereiro é de 347 mm, segundo o instituto Climatempo.
Com 44 vítimas confirmadas até a manhã desta terça-feira de Carnaval (21), dezenas de pessoas seguem desaparecidas, as prefeituras dos municípios atingidos precisam da sua ajuda. Confira no fim da matéria, os links de acesso com dados para contribuição.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia das recentes chuvas que afetaram severamente seis municípios na região da Baixada. No início da minha trajetória, na década de 70, trabalhei e residi na Ilhabela, conheço bem a região e o povo hospitaleiro e gentil que mora lá. Nesse momento de dificuldade, é fundamental que nos unamos em solidariedade às vítimas e suas famílias, oferecendo todo o apoio e suporte que estiver ao nosso alcance”, destacou o prefeito Aprígio.
Em outro trecho da publicação, o chefe do poder executivo de Taboão da Serra reforça a importância do trabalho em união para que sejam minimizados os danos causados pela tragédia.
“Expressamos nossa solidariedade às pessoas afetadas, especialmente aos sobreviventes, e enviamos nossas mais sinceras condolências às famílias enlutadas. Nesse momento de tristeza, pedimos a Deus que conforte a todos e conceda forças para enfrentar esse momento difícil. Continuamos atentos e à disposição para oferecer qualquer ajuda que seja necessária. É hora de trabalharmos juntos, com determinação e coragem, para salvar o maior número possível de vidas e minimizar os danos causados por essa tragédia””, conclui o prefeito.
Estado de calamidade pública
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou no domingo (19) estado de calamidade pública nas seis cidades afetadas pelas chuvas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba.
O decreto de número 6.750 foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme documento, o estado de calamidade terá duração de 180 dias e servirá para que sejam realizadas ações emergenciais nos seis municípios que estão entre os mais atingidos pelos temporais no estado.
Como ajudar:
Bertioga
Guarujá
São Sebastião
Caraguatatuba
Ilhabela
Ubatuba