Após o recesso de final de ano, a Câmara Municipal de Embu-Guaçu retorna as sessões ordinárias nesta terça-feira, 7 de fevereiro, com duas novidades. O comando da Casa agora é do vereador Joaquim da Aposentadoria, eleito presidente no fim do ano passado; e novo horário, a partir das 10h.
Na última sessão de 2022, foi aprovado projeto de autoria do atual presidente que determina o início uma hora mais tarde, com tolerância de 15 minutos. O dia da semana foi mantido.
Em votação no plenário, a alteração do horário das sessões recebeu oito votos a favor e quatro contra. O vereador de oposição Isaías Coelho foi contrário. “Queria entender melhor a situação, por que passar das 9h para as 10h; o que vai trazer de benefício?”. Isaías defendeu que a participação presencial na Casa está muito baixa e gostaria da mudança para 17h ou 18h, com o objetivo de facilitar a presença da população no acompanhamento dos trabalhos.
Pela justificativa da alteração solicitada por Joaquim da Aposentaria, o objetivo é adequar as sessões “ao horário de expediente administrativo da Casa”. O documento destaca que a mudança não prejudica a transparência do Legislativo, uma vez que mantém as transmissões online.