Neste mês de março, em que o governo de Taboão da Serra tem entregue à população importantes obras públicas, chegou a vez de comemorar a chegada do 1º Ecoponto Municipal. A inauguração programada para este sábado (18), às 10h, na Rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã (em frente ao Supermercado Kaçula), faz parte das comemorações dos 64 anos de emancipação político-administrativa do município.
“Há muito tempo Taboão da Serra aguardava a construção de um Ecoponto, e agora o Governo Municipal entregará mais esse serviço à população, contribuindo para manter nossa cidade mais limpa, saudável e sustentável. Assumimos o compromisso de trazer nossa cidade para o século XXI sem abrir mão de tornar Taboão da Serra uma cidade melhor para todos e para as futuras gerações, e é o que estamos fazendo”, afirma o prefeito Aprígio.
Segundo a Prefeitura, o Ecoponto será disponibilizado para atendimento exclusivo dos munícipes de Taboão da Serra, que poderão levar até o local pequenos volumes de entulhos, grandes objetos como móveis velhos e resíduos recicláveis. “O volume diário permitido por morador é de 2 m³, o que equivale a 20 sacos de lixos de 100 litros”, explica a Prefeitura.
Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende, o Ecoponto reduzirá o número de pontos viciados de descarte no município. “A limpeza urbana é um direito de todos, mas todo cidadão deve zelar para que os espaços públicos se mantenham limpos e conservados”, destaca Rezende. “Todos os resíduos levados até o Ecoponto terão a destinação adequada, evitando o acúmulo nas calçadas, ruas e rios de Taboão da Serra”.
O que pode ser entregue no Ecoponto? De acordo com a Prefeitura, entulho, restos de reforma e construções, móveis e eletrodomésticos velhos, resíduos recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metal). Já a lista do que não pode ser entregue conta com lixo doméstico, resíduo úmido, resto de alimentos, medicamentos, resíduos de serviços de saúde, animais mortos, resíduos industriais, exemplo do óleo automotivo.
“ O Governo Aprígio tem investido em uma Agenda Ambiental positiva, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [Agenda 2030] da Organização das Nações Unidas, voltada à educação para conscientização dos munícipes, e ações afirmativas como a entrega do Ecoponto colaboram para que tenha um engajamento maior da população, sendo esse espaço um dos pontos de partida para uma cidade mais sustentável”, conclui Nílcio Regueira Dia, secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.