Poeta Sérgio Vaz lança livro sobre as batalhas do cotidiano periférico

O poeta brasileiro Sérgio Vaz, morador de Taboão da Serra, lançou no dia 13 de abril, a sua mais recente obra literária, intitulada “Flores da Batalha”. Autor de quase 10 livros, com três décadas de trajetória profissional, Vaz já palestrou no México, Inglaterra, Alemanha, e é criador dos projetos Cinema na Laje, Poesia nos Muros e Poesia Contra Violência.

“É uma felicidade muito grande realizar o lançamento do meu novo livro na cidade onde eu vivo, fico muito feliz em perceber que tem muitas pessoas que gostam do meu trabalho e estão aqui para comungar essa palavra comigo. No livro falo um pouco do povo taboanense também, do homem e da mulher que sai cedo para a batalha, e que muitas vezes em segredo, eles estão ajudando a construir o Brasil todos os dias”, explica Vaz.

Com o seu olhar sempre voltado à população, Sérgio Vaz traz em sua bagagem a luta, a vivência e as diferentes faces da literatura periférica. Criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), o poeta realiza semanalmente, em um bar da periferia de São Paulo, um sarau que reúne cerca de 300 pessoas, que vão para ouvir e falar poesia.

“Existem só dois lugares que reúnem um grande número de pessoas, a igreja e o bar; eu respeito qualquer religião, mas prefiro o bar. O bar é um centro cultural, lá a gente desce do pedestal. O bar e a rua foram minha universidade”, declara o poeta.

O evento de lançamento de “Flores da Batalha”, realizado no CEMUR, contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC), e foi prestigiado pelo prefeito Aprígio, pelo Deputado Estadual Eduardo Nóbrega, além de convidados e amigos.

“Fico feliz por prestigiar um artista da nossa cidade, um artista que não veio do mundo para Taboão da Serra, ele saiu daqui para o mundo, sucesso por onde passa. Quero parabenizar o Sérgio, que é uma pessoa que batalhou muito e venceu na vida, tem uma história linda retratada em seu livro também. Ele é um orgulho de Taboão da Serra”, destaca o prefeito Aprígio.

O livro “Flores da Batalha”, com 272 páginas, prefácio de Emicida e publicado pela “Global Editora”, é uma apresentação da história de vida de Vaz em meio ao cotidiano da periferia de São Paulo, local em que o autor cresceu e viveu a maior parte da sua vida. Sérgio também é considerado um poeta periférico, que realiza diversas ações nas comunidades do país.

“É uma noite de festa! Hoje,Taboão da Serra, através do grande poeta Sérgio Vaz, mostra para todo o Estado de São Paulo qual é a nossa verdadeira vocação. Quando o Aprígio assumiu a Prefeitura eu sabia que a reconstrução passaria por vários setores. A cultura demonstra a característica de um povo, que está sendo representado pelo nosso poeta Sérgio Vaz. Investir em cultura é preparar a cidade para o mundo”, disse o Deputado Estadual Eduardo Nóbrega.

Durante o lançamento, escritores, poetas e representantes da política local, se uniram ao autor no sentido de ressaltar a importância de levar a poesia e os livros às escolas, para ajudar cada vez mais a formar pessoas capacitadas e com boas intenções.

“Ele é um poeta da periferia reconhecido internacionalmente, as portas da SEC estarão sempre abertas para ele, e será um prazer recebê-lo mais vezes. O Sérgio Vaz é uma pessoa que encoraja a todos, e é referência para a cultura de Taboão da Serra. O prefeito Aprígio nos dá todas as condições para que a gente possa fortalecer a cultura na cidade”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Nil Félix.

Compartilhe:

Related posts