O prefeito de Embu-Guaçu, Zé Antonio, afirmou em uma Live nas redes sociais que houve exagero no número de horas extras realizadas nos meses de março e abril pelos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Por isso (determinamos) a suspensão do pagamento, para que a gente pudesse apurar essas horas extras, nunca deixar de pagar”, explicou o chefe do Poder Executivo.
A equipe da Infraestrutura entrou em greve na semana passada, após assembleia em conjunto com o Sindicato, devido à não remuneração das horas a mais. A Prefeitura acionou a Justiça e, em decisão liminar, o desembargador Guilherme Strenger convocou todos os funcionários a retornarem ao trabalho.
De acordo com Zé Antonio, “o abuso a gente vai coibir. A farra das horas extras acabou neste mandato”. O prefeito explicou também que a paralisação não respeitou alguns pontos da legislação, como a notificação com no mínimo de 72h de antecedência, e muito servidores entraram em greve mesmo estando com os salários em dia. “As horas extras são direito do trabalhador que realiza e não de toda categoria”, disse.
Zé Antonio garantiu o pagamento de todas as horas extras feitas, após a apuração da Administração. “Entendemos (a paralisação), mas não concordamos. Judicializamos a questão e tivemos sucesso na decisão do tribunal, que entendeu, assim como nós, que a greve era abusiva, irregular”, finalizou.