Um dos maiores celeiros de craques do futebol brasileiro é o Santos Futebol Clube. Integrar as categorias iniciais de base do time da Baixada Santista que já revelou Pelé, Neymar e tantos outros jogadores é um sonho para a maioria dos garotos que pretendem iniciar uma carreira neste esporte.
Pois é esta experiência que está vivendo o embuguaçuense Évans Botelho de Freitas, de 7 anos. O menino foi campeão recentemente na categoria sub-7 com o time santista da Copa Expresso de Futsal. Nascido em Embu-Guaçu, filho do GCM Inspetor Carlos, Évans se mudou com a mãe para a cidade litorânea há alguns meses após ser aprovado em uma peneira e passar a fazer parte dos Meninos da Vila.
O garoto ganhará em breve a medalha de mérito Antonio Carlos Roschel (Kai-Kai), por indicação do vereador Joãozinho do Cavalo, que utilizou a tribuna na sessão da Câmara Municipal para contar sua trajetória no futsal até chegar à equipe santista.
O garoto deu seus primeiros chutes aos quatro anos, no Rocha Soccer, com o professor Gil. Após uma pausa por conta da pandeia em 2021, voltou no ano seguinte no mesmo clube, agora com o professor André, e disputou os primeiros campeonatos. Em seguida, foi treinar no projeto da prefeitura com os professores Du, Pedro e João, até participar da seletiva do Santos Futebol Clube.
“Eu tinha que fazer essa homenagem para esse menino de nossa cidade, pois por mais que não tenhamos tanto recurso, com o mínimo é possível sonhar chegar em grandes lugares. Quero dar os parabéns para todos os professores que fizeram parte dessa história e para a Administração que resgatou o futebol para nossas crianças”, discursou o vereador.
Foto: reprodução Instagram / Lenita Rodrigues