Moradores da região podem pedir a troca gratuita das antenas parabólicas

O Governo de São Paulo divulgou nessa quarta-feira, (25/10), o início de uma mobilização entre gestores municipais de todo o Estado para acelerar a troca das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais. O trabalho de conscientização integra o programa TecnoCidades, da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024. A troca das antenas está disponível para 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre elas Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica e Taboão.

Conforme publicação no portal oficial do Governo do Estado, a tecnologia ainda é comum no interior, especialmente em áreas rurais, porém a frequência utilizada por esses equipamentos pode sofrer interferências do sinal da internet 5G.

Para ter acesso à antena digital sem custos a pessoa, ou família, precisa ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal, ter registro no Cadastro Único e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo. 

Mais informações podem ser adquiridas nas prefeituras. Há previsão de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre os procedimentos para a troca.

Compartilhe:

Related posts