De povoado a município, conheça a história de Embu-Guaçu

O município atual de Embu-Guaçu, com seus 70.402 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completou, em março passado, 58 anos de emancipação político-administrativa. Antes povoado, Vila e distrito de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu foi elevado à município a partir da Lei estadual nº 8092, publicada no dia 20 de fevereiro de 1964. Importante conquista para os embu-guaçuenses chegou devido ao sério problema que Itapecerica da Serra passava, quanto ao repasse de verbas em virtude de sua grande extensão territorial.

Dados da história de Embu-Guaçu, divulgados nos portais oficiais da cidade, destacam que em decorrência dessa dificuldade dos itapecericanos, movimentos emancipacionistas ganharam força, Embu-Guaçu foi emancipado e teve a sua primeira eleição municipal convocada para 7 de março de 1965.

O primeiro prefeito da cidade, José Simões Louro Junior, casado com Etelvina Delfim Louro (filha de Ignácio Pires de Moraes – terceira geração da família responsável pela construção do município), deu início à primeira administração autônoma de Embu-Guaçu, juntamente com os vereadores. Apesar da publicação oficial de sua emancipação político-administrativa ser de fevereiro de 1964, a cidade comemora o seu aniversário no dia 28 de março.

Localizado na região Sudoeste da Grande São Paulo, Embu-Guaçu possui uma área territorial de 155,641 km², seu nome vem do termo oriundo da língua tupi antiga e significa “cobra grande”. Mas, antes do se tornar Embu-Guaçu, foi Ilha de Itararé e M’Boy-Guaçu, todos inspirados no Rio Santa Rita, extenso e cheio de curvas sinuosas, com sua nascente na divisa entre São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu, no bairro de Santa Rita, que desagua no Rio Embu-Guaçu, dentro do Parque Ecológico Várzea do Embu-Guaçu.

Compartilhe:

Related posts