A partir de março de 2023, a Zona Azul de Embu-Guaçu deverá ser administrada pela própria prefeitura. Isso porque o prefeito Zé Antonio anunciou que irá rescindir o contrato com a atual empresa que opera o sistema, mirando melhorias no serviço de estacionamento rotativo nas ruas centrais da cidade.
Durante a divulgação da mudança, na live semanal do prefeito nas redes sociais, o secretário de Segurança e Transporte, Elton Camargo, esteve presente e garantiu que a medida não irá aumentar o preço cobrado pela hora, atualmente de R$ 2,60, pelo contrário. “O prefeito fala até em diminuir o valor; se não, permanecer o valor que está”, contou.
No atual modelo, a operação é de uma empresa que faz o gerenciamento do serviço e repassa para os cofres públicos apenas 9,83% do arrecadado com o pagamento dos motoristas. O plano da prefeitura é fazer tudo de forma autônoma, com a contratação de um aplicativo e de mais agentes de trânsito.
Segundo Elton, “nossa intenção aqui é a rotatividade (das vagas) e não a arrecadação referente a isso”. A gestão própria deverá ser implantada com a novidade de 15 minutos de tolerância para cada vaga.