A Prefeitura de Embu das Artes divulgou nesta semana uma nota sobre uma Fake News em circulação que envolve o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O comunicado esclarece sobre um falso processo seletivo e ressalta a forma como são realizadas as seleções para atuação no setor público.
“A Secretaria de Desenvolvimento Social de Embu das Artes informa que é falsa a informação que circula sobre processo seletivo para vagas de emprego no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Todo processo seletivo ou concurso promovido são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Embu das Artes”.
Propagar Fake News e prejudicar qualquer tipo de público, principalmente a quem está sensibilizado e em busca de oportunidade no mercado de trabalho, é considerado crime e está previsto no Código Penal.
“Divulgar informação ou notícia que sabe ser falsa e que possa modificar ou desvirtuar a verdade com relação à saúde, segurança pública, economia ou processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante. Pena – detenção, de um a três anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave”, detalha o artigo 287-A.