A Central de Monitoramento da Educação de Cotia, implantada em março, conta com mais de 100 totens e mais de 1,3 mil câmeras de olho em tudo o que acontece no ensino público da cidade. Em um momento no país com registros de tristes episódios ocorridos em São Paulo e Blumenau, Santa Catarina, membros do Poder Executivo apresentaram o sistema ao presidente do presidente da Câmara, em visita realizada na quarta-feira, 12 de abril.
Segundo a Prefeitura de Cotia, o serviço foi criado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, em prevenção ao aumento nos casos de violência nas escolas de todo o país. As câmeras estão espalhadas por todas as dependências das unidades escolares e há escolas com 30 câmeras.
“O número de câmeras foi definido de acordo com o tamanho e com a necessidade de cada escola, o objetivo é manter todas as áreas monitoradas”, disse o prefeito Rogério Franco. “Aumentamos a segurança dos alunos e dos funcionários, e a população do entorno também se beneficia, pois os totens registram imagens da área externa”, completou.
Conforme dados divulgados pela Prefeitura, são mais de 100 totens e 1,3 mil câmeras integrados a uma Central de Monitoramento que funciona 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. As imagens do sistema de videomonitoramento interno e externo são acompanhadas por uma equipe de segurança no Centro de Comunicação Operacional (CCO).
De acordo com o secretário de Educação, Luciano Corrêa, também foram implantados sensores de presença nas câmeras para auxiliar na rápida detecção de movimento dentro da escola no período da noite, fins de semana e feriados. “Qualquer movimentação no horário que a escola esteja fechada, aciona um alarme no Centro de Comunicação, a tela já começa a piscar e isso agiliza a identificação do que está acontecendo e o acionamento da Guarda Civil”, disse Corrêa.
Participaram da visita à Central do Monitoramento, junto ao prefeito, o presidente da Câmara de Cotia, vereador Marcinho Prates (SD), os secretários municipais de Educação, Luciano Correa, e de Segurança Pública, Almir Rodrigues. Na ocasião, Rogério Franco (PSD) anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) deve intensificar as rondas nas escolas e creches, para tranquilizar e garantir a segurança de estudantes, famílias e educadores.