Projeto que cria “botão do pânico” para mulheres é aprovado pela Câmara de Taboão

O Poder Legislativo de Taboão da Serra deu um importante passo em direção à melhoria da segurança da população feminina da cidade. O projeto de autoria do vereador Anderson Nóbrega, que cria o “botão do pânico” para mulheres vítimas de violência, recebeu aprovação da Casa de Leis na última terça-feira, dia 8 de agosto, por unanimidade. A próxima etapa será o encaminhamento da proposta para sanção por parte do Executivo.

Segundo a Câmara, a proposta aprovada prevê que as mulheres vítimas de violência doméstica tenham acesso a um aplicativo que permite que elas avisem as autoridades policiais que estão em alguma situação de perigo. Assim que o botão for acionado, a viatura mais próxima da GCM irá se deslocar até o local onde a vítima está.

O projeto chegou à Casa de Leis como reivindicação de diversos grupos de mulheres de Taboão da Serra. “Ouvimos essas demandas e decidimos apresentar esse projeto, que foi aprovado por unanimidade, e esperamos que seja implantado o mais rápido possível na nossa cidade. Vou conversar com o prefeito Aprígio e pedir agilidade na implantação desse aplicativo”, disse.

Em nível Federal, a mulher que se sentir ameaçada deve ligar para o 180, Central de Atendimento à Mulher, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Compartilhe:

Related posts